Fotos da cidade de altamira

Закрыть ... [X]

Imagens mostram um milagre ocorrido em uma escada dentro da Capela de Loretto.

Essa história possui algumas versões e circula desde o ano de 1997 (pelo menos, foram os registros mais antigos que encontramos).

O texto vem acompanhado de algumas imagens que mostram uma incrível escada que teria sido construída por obra de um milagre! Segundo a apresentação de Power Point, freiras da Capela de Loretto – na Cidade de Santa Fé, no Novo México, EUA – perceberam que a construção da capela estava chegando ao fim e que, sabe-se lá por que, esqueceram de construir a escada que as levariam ao piso superior.

E agora? E agora? As freiras ficaram desesperadas!

Foi então que, segundo o e-mail, apareceu um carpinteiro (do nada!) e disse: "Deixa que eu faço a parada aí".

Em pouco tempo o carpinteiro misterioso criou a maravilhosa escada que, de acordo com o texto, não cidade possui apoio para se manter de pé! Um verdadeiro milagre.

Será que isso é verdade?

Antes de respondermos a essa pergunta, temos que deixar uma coisa bem clara aqui: Milagre é todo e qualquer fenômeno em que a ciência não consegue encontrar explicação. Para os religiosos, o milagre é atribuído à intervenção divina (de Deus ou dos deuses, dependendo da religião!).

Não queremos, de maneira alguma, "mexer" com nenhuma religião. Também não estaremos aqui afirmando que milagres não existem (isso vai ficar para uma outra oportunidade!). A função do E-farsas é a de apurar os fatos e ver o que tem de real e o que tem de falso nessa história. De qualquer maneira, comentários serão bem-vindos!

Voltando à escada, sim, ela existe mesmo! Fica no Novo México – EUA, na Capela Loretto. A fama da escada é tão forte que fizeram até um filme com ela.  ou  (título em português), de 1998, conta a história da Madre Madalyn (Barbara Hershey) e de seu sonho de terminar a construção da Capela antes de sua morte. Eis que chega na cidade um carpinteiro habilidoso que consegue terminar a construção da escada e, assim, a irmã pode descansar em paz.

Mas, a única coisa real no texto é isso: A escada existe mesmo. E, apesar de ser uma belíssima construção, não há nada de milagroso nela. Mostraremos a seguir, antes, porém, vamos analisar alguns pedaços do texto:

"Pode ser que exista algo de milagroso, porque a escada foi construída em pouco tempo, com pouco equipamento", explica uma visitante.

Não podemos tomar a opinião de um visitante sem nome. Qualquer um pode dizer o que quiser e acreditar no que quiser. Depois, o texto afirma que após dias de orações, um carpinteiro bateu à porta se oferecendo ao trabalho. Como ele saberia que "tavam pegando", né? Imagina-se que, àquela altura do campeonato, a cidade inteira já estava sabendo que a capela estava sendo construída e que faltava uma escadaria, ou será que não?

Até aí, temos apenas suposições! Nada que podemos rebater com provas. Isso não é muito legal com quem estiver lendo essas linhas escritas pelo E-farsas. Então, eis que surgem os trechos nos quais podemos provar que tudo não passa de lenda:

…Ele (o desconhecido) construiu, sem ajuda de ninguém, a escada que é considerada um prodígio de carpintaria: ninguém sabe como ela ficou de pé. A escada não tem um suporte central.

Nas fotos mostradas na apresentação de Power Point podemos ver apenas um lado (literalmente) da história!

Como podemos notar na imagem acima, não há um suporte central na escada, no entanto, em outras fotos que encontramos na net, podemos ver que há suportes fixando a escada nas paredes.

Foto: Joe Nickell –

A idéia foi, sem dúvida, sensacional! Substituir um único apoio central por vários apoios laterais foi uma jogada de mestre. Construída sem corrimão, a escada parecia uma mola (que era muito instável quando era usada pelas freiras) e teve sua primeira reforma – anos depois – quando o artesão Phillip August Hesch acrescentou o equipamento, dando maior segurança à construção.

De acordo com o escritor Joe Nickell – na página 52 de seu livro "", para se evitar acidentes, atualmente a escada está fechada ao público. Pode-se apenas tirar fotos dela. Subir? Nem pensar! Deve ser por isso, também, que ela esteja de pé até hoje!

Voltando ao texto, o milagre estaria também no fato do tal carpinteiro sem nome ter construído a escada sem usar pregos ou cola. Isso também não pode ser considerado milagre. Se fosse assim, muitas das obras construídas pelo chineses, há centenas de anos, seriam também consideradas milagres, visto que técnicas de encaixe – como podemos ver  – são conhecidas pelo homem há séculos. 

De acordo com os blogs e, a pesquisadora e escritora Tamar Stieber afirmou – em um artigo para a Revista Novo México, em 2000, que o carpinteiro misterioso chamava-se Francois-Jean Rochas. Não sabemos se podemos confiar em apenas um relato, por isso fomos atrás de outros que confirmassem essa história. Os blogs  e o nos contam que um historiador chamado Jean Mary Cook confirmou a identidade do carpinteiro em seu livro, depois de analisar o obituário de Rochas. Em seu livro "Loretto: The Sisters and Their Santa Fe Chapel" Cook ainda afirma que as irmãs teriam dado 150 doletas em pagamento ao tal Rochas pelas madeiras.

Por ultimo, o texto afirma que não se sabe de onde veio a madeira para a construção dos degraus. De acordo com, exames feitos com amostras da madeira comprovaram que o construtor teria usado um tipo da família Pinaceae e do gênero Picea. Só não foi determinado nos testes qual dos vários tipos de espruces, porém, sabe-se que são encontradas no Hemisfério Norte.

Tópicos Relacionados,,,,,

38 Comentários





ШОКИРУЮЩИЕ НОВОСТИ



Related News


Montajes para fotos de disfraces
Fotos de la fresa de la z
Cristina hurtado fotos recientes
Fotos de charlize theron desnuda
Fotos semana santa cuenca
Fotos gratis de mujeres peludas