Fotos de dentes encavalados


Qual é a idade certa para iniciar o tratamento ortodôntico de crianças?

Esta é uma pergunta que gera alguma polêmica pois nem todos os ortodontistas vêem a questão da mesma maneira.

Alguns ortodontistas consideram que um fotos de dentes encavalados tratamento precoce (entre seis dentes e oito anos) com aparelhos móveis (Ortopedia Funcional dos Maxilares) acaba ficando muito longo desnecessariamente e vêem os tratamentos mais tardios com aparelhos ortopédicos (propulsores mandibulares e aparelhos extra-bucais) associados a ortodontia fixa, como uma alternativa mais eficaz.

Outros profissionais iniciam seus tratamentos em crianças mais novas, usando aparelhos de Ortopedia Funcional dos Maxilares com o objetivo de corrigir os problemas ortopédicos e funcionais.

Preciso desde já, me posicionar: Pessoalmente prefiro essa segunda forma de fazer tratamento ortodôntico de crianças.

Aparelho de Ortopedia Funcional dos Maxilares

Aparelho de Ortopedia Funcional dos Maxilares

Prefiro tratar com Ortopedia funcional por que algumas maloclusões podem ser facilmente corrigidas quando iniciamos o tratamento de forma precoce.

Mordidas abertas e mordidas cruzadas são dois exemplos clássicos:

Mordidas abertas

As mordias abertas dificultam a correta posição da língua durante a fala e a alimentação. A língua se interpõe cada vez mais e assim vai abrindo a mordida, num círculo vicioso que só faz o problema aumentar.

Imagem de uma mordida aberta

Na mordida aberta a criança perde a referência para falar e mastigar

Essas mordidas abertas podem ter origem apenas funcional e, nesse caso, a solução é relativamente simples. Em pouco tempo, devolvemos as condições ideais para a boca funcionar e ela volta a se desenvolver normalmente.

Mordidas cruzadas

Uma mordida cruzada lateral como a mostrada na imagem, produz uma função mastigatória desequilibrada. A criança mastiga predominantemente de um lado.

Como a mastigação tem um papel central do desenvolvimento ósseo das arcadas dentárias, sendo feita de forma unilateral, vai provocar um crescimento assimétrico da face.

Imagem de uma mordida cruzada lateral

A mordida cruzada leva à mastigação unilateral

A correção dessa mordida costuma ser bem simples nessa fase da vida (entre seis e oito anos) e recoloca o desenvolvimento facial na direção certa, prevenindo a consolidação de uma assimetria óssea que já estaria definida ao terminar as trocas dos dentes de leite.

Tratamento ortodôntico de crianças em duas etapas

Após uma fase de tratamento com ortopedia funcional, onde problemas como os descritos acima, são resolvidos com aparelhos removíveis, é comum haver um intervalo, para, agora, sim, aguardar a troca dos dentes e fazer a segunda etapa com aparelho fixo.

Esse intervalo depende de quanto tempo foi necessário na primeira etapa, da idade em que o tratamento iniciou e da magnitude do problema em si. Pode ser de um ano, alguns meses ou até mesmo não haver intervalo, passando-se diretamente para a faes 2 com aparelho fixo.

Mas é importante lembrar que os problemas ortopédicos (ou seja, desenvolvimento ósseo) e funcionais (respiração, mastigação, etc) já ficaram para trás. Agora basta alinhar os dentes, o que é muito mais simples.

Formas diferentes de tratar os mesmos problemas

Apesar das diferenças, não se pode afirmar que uma abordagem seja melhor que a outra. Obviamente, grupos com filosofias distintas vão se empenhar em defender suas idéias.

Existem bons profissionais que obtêm ótimos resultados em seus tratamentos ortodônticos de crianças, trabalhando de uma maneira ou de outra.

Livros e trabalhos científicos publicados em revistas especializadas mostram a eficácia de uma infinidade de abordagens diferentes.

O paciente é o mais importante

Precisamos lembrar que o paciente é o elemento mais importante do tratamento e particularidades de cada caso devem ser consideradas.

Por mais que um funcione muito bem, estimulando o desenvolvimento facial, a colaboração da criança e da família é fundamental. Se a criança não usar o aparelho corretamente, os resultados não serão alcançados.

Na minha experiência é mais fácil obter a colaboração de uma crianças de 6 anos do que de uma de 10 anos. Esse é outro motivo para iniciar mais cedo.

Por outro lado, como esperar mais alguns anos para tratar uma criança que está sofrendo hoje de baixa auto-estima devido a um dente mal posicionado?

Nos tratamentos ortodônticos de crianças, o profissional de ortodontia precisa ter a sensibilidade para observar a condição emocional do paciente em relação ao seu problema estético.

Se a criança se socializa normalmente, tira fotos sempre sorrindo e não reclama da aparência dos seus dentes, provavelmente ela não está sofrendo com o problema. Obviamente, estamos nos referindo à uma criança que tem algum problema de alinhamento nos dentes.

Mas, se notamos que ela sofre em alguma medida, devido à aparência do seu sorriso (os pais percebem isso facilmente), adiar a solução do problema pode impactar o desenvolvimento emocional.

Nesse caso, não faz sentido esperar trocar todos os dentes, por exemplo. Principalmente se existe uma outra forma de lidar com a situação, que efetivamente funciona e é muito simples: A Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Antes de defender esta ou aquela abordagem, o ortodontista deve defender os interesses do seu paciente. No caso, a criança. Esse é o papel do profissional.

Escolher seu ortodontista

E cabe aos pais que esteja em sintonia com os desejos da família. No link acima, você encontra as 10 dicas para escolher o seu ortodontista.

Esse passo é fundamental. Escolha com carinho o profissional que vai cuidar do sorriso do seu filho. Converse muito e se informe.

Sempre tenha cuidado com posições categóricas. Raramente só existe uma solução para um problema. O mais comum é que existam formas diferentes de tratar o mesmo problema.

Não tome a decisão, nem de fazer o tratamento, nem de adiá-lo, baseado apenas na opinião de um único profissional.

O tratamento ortodôntico de crianças é assim mesmo, pode ser difícil decidir, mas vale a pena fazer o dever de casa.

Se este artigo foi útil para você, eu recomendo a leitura deste outro sobre os diversos tipos de aparelhos móveis.



Related News


Fotos de grupo panda
Fotos bonitas y graciosas
Fotos anais objetivo fama
Fotos de tetas naturales gratis
Fotos de los personajes del cartel de los sapos
Fotos de perros caniches bebes
Decoracion de interiores rusticos fotos